Tempo - Tutiempo.net

Cientistas anunciam descoberta de planeta ‘irmão’ da Terra próximo ao Sol Fonte

Planeta similar a Terra

Cientistas da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, descobriram um planeta ‘irmão’ da Terra que poderia ter água líquida em seu interior.

O anúncio foi publicado nesta quarta-feira (24) pela prestigiada revista científica “Nature”.

Após coletar dados ao longo de três anos, utilizando telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, investigadores descobriram que o corpo celeste, apelidado de “Proxima b”, tratava-se de um planeta e não de uma simples estrela.

O astro está rente à estrela Proxima Centauri, que é vizinha ao Sol.

Com os cálculos de distância e diâmetro, os cientistas determinaram que o “Proxima b” pode ter água líquida em seu interior e ser formado por um sistema rochoso semelhante ao da Terra.

Os estudos sobre o “Próxima b”, antes batizado de “Pale Red Dot” (Pequeno Ponto Vermelho), foram iniciados em 2013.

Os dados coletados até o momento indicam que o planeta possui uma massa equivalente a 1,3 do tamanho da Terra e completa sua órbita a cada 11,2 dias.

De acordo com o coordenador do estudo, Guillem Anglada-Escudé, “a busca por vida no ‘Proxima b’ será nosso novo passo”.

Para ele, a “paixão” do grupo de especialistas fez com que fosse possível alcançar o resultado anunciado pelo periódico.

É a segunda grande descoberta sobre novos astros anunciada em 2016.

Em maio, a Nasa anunciou que o telescópio Kepler localizou 1.284 novos planetas desde julho do ano passado e que analisa a possibilidade de outros 1.327  possuírem condições para vida humana.

Ainda de acordo com pesquisadores norte-americanos, aproximadamente 550 dos astros encontrados têm estruturas similares à Terra e nove deles estão em zonas habitável de seu sol.

Estamos sozinhos ou não?

*Com informações da Agência Ansa

OUTRAS NOTÍCIAS