Tempo - Tutiempo.net

Cientistas revelam quando humanidade atingirá nível de ‘civilização tipo I’

Civilização tipo 1

De acordo com um estudo, a humanidade acabará conseguindo utilizar toda a energia disponível no planeta Terra, mas esse momento apenas virá em um futuro distante.

A humanidade acabará se tornando uma “civilização tipo I” em termos de tecnologia na escala de Kardashev, mas não antes de 2371, crê uma equipe de físicos internacional em um comunicado publicado na última sexta-feira (15).

Em 1964, o astrofísico soviético Nikolai Kardashev sugeriu uma escala de três categorias que define o desenvolvimento tecnológico das sociedades, humanas ou extraterrestres potenciais.

A humanidade ainda não atingiu o tipo I, que permite à civilização usar e armazenar toda a energia existente no seu planeta. Uma “civilização tipo II” consegue fazer o mesmo com toda a energia de seu sistema estelar, enquanto uma “civilização tipo III” é capaz de aplicar esses processos a toda a energia da galáxia em que habita.

O estudo publicado no portal de pré-impressão arXiv calculou o percurso rumo à primeira fase avançada através do uso de combustíveis fósseis, energia nuclear e fontes de energia renováveis.

Foram avaliados o crescimento potencial desses tipos de energia, suas limitações físicas, a necessidade de combater as mudanças climáticas, contaminação e outros problemas ambientais vindos do consumo de energia.

A humanidade conseguirá trilhar o caminho para o tipo I, mas os autores da pesquisa admitem que a data apontada tem grande margem de erro e não inclui todas as possíveis inovações tecnológicas que poderiam ocorrer até lá.

Um diagrama dos valores na escala de Kardashev mostra uma queda no uso de energia para as próximas décadas, antes de os valores recomeçarem a subida em torno de 2050.

Sputnik

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS