Tempo - Tutiempo.net

Cientistas revelam real tamanho do tubarão megalodonte

Megalodonte: cientistas revelam finalmente real tamanho do tubarão monstruoso. Foto: © Foto / Public domain/Mary Parrish

Desde sua descoberta, o megalodonte é considerado um dos maiores carnívoros a habitar a Terra e um grande causador de debates.

Depois de tanto tempo sem conseguir chegar a um acordo quanto ao tamanho do megalodonte, a comunidade científica finalmente se entendeu e, pelo visto, o predador pré-histórico não era assim tão grande.

O megalodonte viveu entre 19,8 milhões e 2,6 milhões de anos, morando nas zonas tropicais do mundo. Devido aos dentes gigantescos de até 20 centímetros de comprimento, as especulações de que se trataria de uma criatura gigantesca só aumentaram. Teorias passaram a apontar que o predador teria entre 25 e 30 metros de comprimento.

Um estudo recém-publicado pela revista acadêmica Historical Biology pôs fim à incógnita, assegurando que o megalodonte media até 15 metros.

 

Dente de megalodonte
Dente de megalodonte. Foto: CC BY 3.0 / BROCKEN INAGLORY / MEGALODON TOOTH WITH GREAT WHITE SHARKS TEETH-3-2.JPG

 

Mandíbulas de megalodonte
Mandíbulas de megalodonte. Foto: CC0 / SPOTTY11222 / MODEL OF MEGALODON SHARK JAWS THAT I TOOK A PICTURE OF AT THE AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY, IN NEW YORK.

Todavia, pesquisadores dizem que o animal pode ser considerado um dos maiores carnívoros – quiçá um dos superpredadores – que viveram na Terra.

“É sempre fascinante pensar quão grande ele poderia ter sido, no entanto, a minha pesquisa sugere vivamente que os tubarões da espécie Otodus de mais de 15 metros de comprimento devem ter sido excepcionalmente raros”, afirmou o paleontólogo Kenshu Shimada, em comunicado da Universidade DePaul, nos EUA.

Saber o tamanho máximo possível de cada espécie é importante para entender características metabólicas e o comportamento que poderiam ter influenciado suas interações com outras espécies e, em última instância, a história do ecossistema terrestre, concluiu Shimada.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS