Tempo - Tutiempo.net

Cientistas transformam restos de comida em combustível para aviões

Combustível para aviões com resto de alimento

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos estão trabalhando em um método que pode transformar restos de comida em um tipo de combustível sustentável que poderá ser utilizado para abastecer motores de aviões a jato.

A  biomassa  é obtida a partir de dejetos como estrume e resíduos alimentares que são fermentados e decompostos em substâncias semelhantes aos combustíveis fósseis .

Este processo é parecido com o realizado para obtenção de biocombustíveis conhecidos por nós brasileiros, como o biodiesel e o etanol.

Porém, o processo para conversão de alimentos em combustível é um pouco mais complexo, já que o composto deve ser muito semelhante ao querosene de aviação para que não sejam necessárias muitas mudanças nos projetos dos motores a jato.

Os cientistas usaram ácidos graxos voláteis obtidos a partir da fermentação dos restos de alimentos e convertê-los em moléculas de parafina simples.

Estas moléculas já podem ser usadas para abastecer os aviões por serem quimicamente semelhantes aos combustíveis fósseis tradicionais.

De acordo com os autores do estudo, atualmente, o composto ainda precisa ser misturado ao querosene de aviação tradicional, em uma proporção de 90% de combustível fóssil e 10% do novo biocombustível. Porém, eles acreditam que essa relação pode chegar até a 70/30 em breve.

Diminuição de carbono na atmosfera

Atualmente, a aviação comercial é responsável por em torno de 3% das emissões globais de carbono na atmosfera, o que preocupa a indústria, que busca soluções mais verdes para tornar este meio de transporte mais sustentável.

Mesmo que os motores não funcionem inteiramente com os biocombustíveis , como acontece com os carros, mas retirar pelo menos parte da emissão de combustíveis fósseis já pode causar diminuições sensíveis na quantidade de carbono jogado na atmosfera.

Estes combustíveis alternativos também produzem menos aerossóis de fuligem durante sua queima. E, além disso, ainda se ajuda a diminuir a quantidade de lixo proveniente do desperdício de alimentos.

Kaique Lima

OUTRAS NOTÍCIAS