Tempo - Tutiempo.net

Colbert, muita fumaça e pouco fogo/ Sérgio Jones

Já se tornou um mantra, entre a classe política, principalmente prefeitos e governadores pleitearem dinheiro junto ao governo federal, tendo como principal argumento darem combate ‘sem trégua à pandemia covid-19.

Aparentemente, tudo transcorre dentro do esperado. Afinal, sem dinheiro nada se faz, nada acontece.

O que preocupa a todos os feirenses é quanto a lisura de sua aplicação, existe muitos espertalhões que querem se aproveitar da situação. E eles têm e contam com um forte incentivo, a impunidade.

Em Feira de Santana recentemente se aplicaram um golpe na área de saúde que causou um prejuízo na ordem aproximadamente 100 milhões de reais, e no Estado, em torno de um bilhão de reais.

A operação denominada Pityocampa desencadeada pelo Ministério Público Estadual (MP-Ba). Indiciou onze pessoas pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro cometidos em um esquema fraudulento de licitações e superfaturamento de contratos celebrados pela Coofsaúde Cooperativa de Trabalho com a prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Fato ocorrido na gestão do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, que encontra com parte de seus bens bloqueados pela justiça, o mesmo acontece com a Secretária de Saúde Denise Mascarenhas, o ex-procurador do município Cleudson Almeida e os também servidores Antonio Rosa de Assis e José Gil Ramos Lima da Penha. Estes não foram afastados de suas atividades, pelo prefeito, e continuam trabalhando no órgão.

O ex-presidiário e atual prefeito de direito, não de fato, Colbert Martins, assim como o rei Midas que era obcecado por ouro, ele demonstra ser por dinheiro. Esteve reunido nessa terça-feira (7), no Paço Municipal, com o deputado federal Zé Neto (PT) para tratar de questões relativas ao combate ao Coronavírus.

Como o assunto não poderia deixar de ser outro foram tratados prazos para liberação dos recursos oriundos de emenda parlamentar de Zé Neto, da ordem de R$3,555 milhões, recentemente indicada fundo a fundo para o município, após autorização dada pelo Governo Federal em 31/03.

Os recursos, segundo ficou acordado entre os presentes é que parte dele será diretamente injetados na contratação do Hospital Mater Dei, e o restante do valor, R$ 555 mil, serão utilizados em investimentos diversos que possam colaborar no combate ao Coronavírus, como por exemplo, na compra de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde.

O que nos resta saber é como se dará a aplicação desses recursos para que não aconteça ou se repita o escândalo recente, na área de saúde. Que deixa transparecer que atende as mais diversas modalidades e aos mais variados e inconfessáveis desejos.

Se fizeram presentes ao ato o Diretor Presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFS), Nau Santana, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Zé Carneiro, e o Vereador Fabiano da Van.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS