Tempo - Tutiempo.net

Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Saiba o que abre e fecha nesta quinta-feira (30)

Feriado de Corpus Christi

A Igreja Católica comemora nesta quinta-feira (30) o dia de Corpus Christi. A data, que é celebrada 60 dias após o domingo de Páscoa, é importante no calendário religioso, mas não é feriado nacional.

Ainda assim, alguns serviços deixam de funcionar em todo o país – e há, ainda, as localidades onde a data é feriado estadual ou municipal: é necessário verificar com o poder público local.

Nacionalmente, a data é ponto facultativo. Com isso, serviços públicos não essenciais deixarão de funcionar. Em alguns casos, a interrupção será prolongada, com pausa nas atividades também na sexta-feira (31 de maio).

Como trata-se de ponto facultativo, trabalhadores do setor privado dependem de decisão dos empregadores para saber se vão ou não trabalhar. Via de regra, onde não há feriado local, os profissionais podem ser convocados a trabalhar sem direito a horas extras.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que as agências estarão fechadas no dia 30, mas funcionam no dia 31. Contas com vencimento para o dia 30 poderão ser pagas no dia seguinte sem cobrança de juros ou multa.

Além disso, os serviços de autoatendimento, por telefone ou pela internet e aplicativos estarão disponíveis durante todo o dia de Corpus Christi.

A Caixa Econômica Federal suspendeu os sorteios das loterias que aconteceriam nesta quinta-feira (30), como a Mega-Sena, a Quina e a Lotofácil. As agências estarão fechadas, mas voltam a funcionar normalmente na sexta-feira (31).

As agências dos Correios também estarão fechadas no dia de Corpus Christi; e as entregas estarão suspensas. O funcionamento volta ao normal já na sexta-feira (31), ou seja, os Correios não vão “emendar”.

Já o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá agências fechadas tanto na quinta-feira (30) quanto na sexta (31), voltando ao atendimento regular apenas na segunda-feira (3). Quem precisar agendar serviços deve acessar o site Meu INSS.

Como é praxe, os serviços de urgência e emergência em saúde não vão interromper os atendimentos, mas clínicas e unidades que prestam serviços eletivos podem ter as atividades interrompidas na quinta e na sexta-feira.

É preciso checar cada caso.

Edição: Rodrigo Chagas

OUTRAS NOTÍCIAS