Descoberto no Peru fóssil de baleia quadrúpede

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Esquema de esqueleto de Peregocetus pacificus

Partes de fóssil de baleia quadrúpede de meados do Eoceno – 42,6 milhões de anos atrás – foram encontradas no Peru, de acordo com artigo publicado na revista científica Current Biology.

Partes fossilizadas de baleia antiga foram encontradas na costa sul do Peru. O animal era capaz de se locomover debaixo d’água e na superfície terrestre. Trata-se da primeira prova da existência de baleia quadrúpede em todo o oceano Pacífico.

Esquema de esqueleto de Peregocetus pacificus
© FOTO: MUSM
Esquema de esqueleto de Peregocetus pacificus

“Peregocetus pacificus é uma nova Protocetidae descoberta em depósitos marinhos de meados do Eoceno (42,6 milhões de anos) da costa peruana, correspondendo ao primeiro registro indiscutível de baleias quadrúpedes do oceano Pacífico e do Hemisfério Sul”, lê-se no artigo, que escreve também que “as mandíbulas e grande parte do esqueleto pós-craniano preservadas demonstram que essa baleia quadrúpede tem vértebras únicas na cauda”, que se parece à de castores e lontras e que a ajudaria na hora de nadar.

Observa-se que as proporções dos membros dianteiros e traseiros do animal recém-descoberto são aproximadamente as mesmas das baleias encontradas na Índia e no Paquistão.

Além do mais, a pélvis, firmemente ligada ao sacro, ligamentos do fêmur e pequenos cascos muito parecidos com dedos nos pés e nas mãos indicam que a baleia encontrada era capaz de ficar de pé e até mesmo caminhar. De acordo com pesquisadores, a descoberta demonstra que as primeiras baleias quadrúpedes atravessaram o Atlântico Sul.

Sputinik

OUTRAS NOTÍCIAS