Tempo - Tutiempo.net

Editorial do Financial Times afirma que “Bolsonaro é incapaz de administrar a economia”

Eu já esqueçi

O Financial Times, um dos jornais econômicos mais importantes do mundo, publicou nesta segunda-feira (1) um duro editorial criticando o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), cujo título é “O pesadelo do coronavírus do Brasil: Bolsonaro está mais isolado do que nunca”, e afirma que ele se mostrou “incapaz” de conduzir a economia.

O jornal destacou o trabalho da CPI da Covid e afirmou que a comissão “recomendou que os promotores o acusassem de nove crimes, incluindo crimes contra a humanidade, por lidar mal com a pandemia. Bolsonaro considerou a investigação do Congresso sore coronavírus uma ‘piada’, mas o dano à sua reputação já foi feito.

Seis meses de depoimentos sobre o manejo inadequado da pandemia por parte do governo, grande parte dela transmitida ao vivo, reduziram seu índice de aprovação”.

Além disso, o Financial Times também citou os mais de 100 pedidos de impeachment protocolados contra o chefe do governo federal na Câmara dos Deputados, mas afirmou que a abertura de um processo de impeachment contra o presidente é muito difícil, pois, segundo o jornal, Bolsonaro conta com o apoio de Arthur Lira.

“O homem responsável por decidir se vai acusar Bolsonaro pelo manejo incorreto da pandemia é o procurador-geral Augusto Aras, nomeado pelo presidente. Outro aliado, o presidente da câmara baixa Arthur Lira, está convenientemente atendendo a todos os pedidos de impeachment”, diz o Financial.

Por fim, o jornal afirma que Bolsonaro se mostrou “incapaz de administrar a economia ou a pandemia, e a maior nação da América Latina está pagando um preço”.

“A ameaça mais potente às esperanças de reeleição de Bolsonaro, pode vir a ser econômica, ao invés de legal.

Os mercados brasileiros despencaram na semana passada com o temor de que seus planos de distribuir novos subsídios mensais de US$ 70 aos eleitores mais pobres.

Ao entrar no último ano de seu mandato, Bolsonaro se mostrou incapaz de administrar a economia ou a pandemia, e a maior nação da América Latina está pagando um preço alto”, finaliza o editorial.

Marcelo Hailer

OUTRAS NOTÍCIAS