Tempo - Tutiempo.net

Entrega de 1,1 milhão de mudas de palma visa garantir aumento da produção de leite em Várzea Nova

Mudas de palma

Para garantir a produção de leite no município de Várzea Nova, no Território Piemonte da Diamantina, o Governo do Estado realizou a entrega de mais de 1,1 milhão de mudas de palma para agricultores familiares ligados à Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló (Coopag).

A cooperativa produz por mês 150 mil litros de iogurte, sete mil quilos de manteiga, 20 mil quilos de queijo, além de outras bebidas lácteas e comercializa os produtos em diversos municípios baianos. Em Salvador, os produtos são vendidos em estabelecimentos como Rede Mix, Hiperideal, Almacen Pep e Cesta do Povo.

O vice-presidente da Coopag, Fred Jordão, afirma que para quem produz leite no semiárido, a palma é fundamental, pois dá oportunidade ao agricultor de garantir uma boa alimentação para os animais. “Porque se a gente quer produzir leite e aumentar a renda do produtor, a palma é indispensável dentro desse processo. Não tenho dúvidas que o histórico desses produtores, na questão da alimentação animal e no aumento da produção do leite, vai ser de grande transformação”, afirma.

O agricultor Edeval Oseas destaca a importância da palma. “Meu avô tirava leite das vacas e meu pai também. Hoje a realidade é diferente. Antes chovia mais, mas hoje tem que ter palma no Nordeste. Se não tiver palma, não funciona. Eles nunca imaginavam usar a palma para alimentar o gado, e esse é o legado que quero deixar para o meu filho, da importância da palma para o nosso rebanho”.

Bahia Produtiva

A Coopag recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir do projeto Bahia Produtiva. Está sendo investido R$ 3,1 milhão, com o objetivo de estimular o crescimento produtivo dessa cooperativa da agricultura familiar, por meio de parcerias com o setor privado.

Além da entrega das mudas de palma, a cooperativa está sendo contemplada com máquinas e equipamentos como câmara fria, compressores, gerador, equipamentos para refrigeração, caminhões, kit de inseminação artificial e de higiene na ordenha, máquinas e equipamentos agrícolas.

ASCOM/

OUTRAS NOTÍCIAS