Tempo - Tutiempo.net

Exército Brasileiro encontra avião B-26 dos EUA perdido na 2ª Guerra Mundial no Amapá

EB encontra B26 - o fazedor de viúvas na segunda Guerra Mundial na floresta do Amapa
Na última semana, um grupo de militares do Exército Brasileiro, pertencentes ao 34º Batalhão de Infantaria de Selva, com auxílio de três indígenas da região, descobriu a localização de uma velha aeronave caída na selva no Amapá.
destroços da aeronave foram identificados na região da Aldeia Santa Isabel, próxima ao Oiapoque, extremo norte do Amapá.
No local, os militares brasileiros registraram parte da cauda, uma das asas, bem como restos de uma metralhadora Browning de calibre .50, e partes de um dos dois motores radiais Pratt & Whitney Wasp R-2800.
A queda da aeronave americana Martin B-26G Marauder, do 387º Grupo de Bombardeiros, com número de registro 44-68105, ocorreu em 25 de janeiro de 1945, durante um voo de traslado desde os EUA ao front de guerra.
Em 1946, os indígenas informaram que teriam encontrado um avião na região do Oiapoque. Na ocasião, a informação foi enviada aos militares norte-americanos em Belém, que realizaram 565 horas de buscas aéreas e terrestres para encontrar o que sobrou da aeronave e os restos mortais dos tripulantes. No entanto, nessa época não chegaram a localizar a aeronave.
Na época, havia uma grande cooperação entre os EUA e o Brasil, com os norte-americanos usando as bases aéreas no Norte e Nordeste como ponto de escala para suas aeronaves.

OUTRAS NOTÍCIAS