Tempo - Tutiempo.net

Guedes faz exercício de futurologia ao profetizar que governo de Biden ‘vai acabar de forma desastrosa’/ Por Sérgio Jones

Como sentencia a sabedoria popular, macaco não olha para o rabo. Essa assertiva se aplica com perfeição ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, ao dizer que o Banco Central dos EUA está “atuado com retardamento para conter a inflação e que o governo Joe Biden irá sofrer as consequências”.

Ele não faz nem o exercício de casa e quer dar ‘pitaco’ em um país que por enquanto, ainda é considerado a maior economia do planeta.

Não podemos nos esquecer que o Chicago Boy tem sido o responsável direto pela implantação de uma política econômica recessiva e desastrosa que deixa o Brasil de joelhos, diante de uma inflação acima de dois dígitos.

Para o aprendiz de feiticeiro, Paulo Guedes, o governo do presidente estadunidense, Joe Biden, vem conduzindo mal a política monetária. Segundo ele, os bancos centrais de todo o mundo estão “dormindo no volante” para conter a alta inflacionária global.

O que dizer do Banco Central Brasileiro. Dormiu no volante e a tragédia já foi consumada. Faz tempo que o carro por aqui capotou sem deixar sobrevivente. Exceto o ministro e seu apaniguado grupo que têm investimentos em offshore.

A patética declaração de Guedes foi feita à imprensa brasileira de que o Banco Central dos Estados Unidos (FED). Está atuando fora de sintonia e em completo retardamento o que resultará em grave consequências para o governo Biden.

Ao que deixa transparecer é que o Ministro tem a pretensão e como foco, não mais a economia brasileira. Está se voltando como arauto e defensor de um modelo econômico mais audacioso e de caráter global. O megalômono Guedes só poderia mesmo ser um empedernido bolsonarista, não há outra explicação que justifique tal descalabro verbal.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS