Tempo - Tutiempo.net

Hubble tira FOTO espetacular da galáxia NGC 691

© Foto / Domínio Público / Ruffnax (Crew of STS-125)

Inédita foto da galáxia espiral NGC 691, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, capturou perfeitamente todos seus detalhes, incluindo estrelas e braços em espiral.

A NGC 691 é uma galáxia espiral localizada na constelação de Aries e foi descoberta pelo famoso astrônomo alemão William Herschel em 13 de novembro de 1786, durante uma de suas inúmeras observações do espaço sideral.

As galáxias espirais são assim denominadas devido a sua morfologia, pois apresentam uma clara estrutura espiral em torno de seu núcleo quando observadas perpendicularmente ao seu plano, segundo informa NASA.[

Galáxia espiral denominada NGC 691 tirada pelo telescópio Hubble
© FOTO / ESA/HUBBLE & NASA, A. RIESS ET AL. Galáxia espiral denominada NGC 691 tirada pelo telescópio Hubble

Situada a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra, tem sido frequentemente alvo do interesse dos astrônomos, que recorrem ao telescópio Hubble.

Vale recordar que o Telescópio Espacial Hubble é um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio.

Ele foi lançado a 24 de abril de 1990 pela NASA e tem nos permitido observar variadíssimas estruturas do Universo durante os seus 30 anos de carreira.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS