Tempo - Tutiempo.net

Hubble tira FOTO espetacular da galáxia NGC 691

© Foto / Domínio Público / Ruffnax (Crew of STS-125)

Inédita foto da galáxia espiral NGC 691, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, capturou perfeitamente todos seus detalhes, incluindo estrelas e braços em espiral.

A NGC 691 é uma galáxia espiral localizada na constelação de Aries e foi descoberta pelo famoso astrônomo alemão William Herschel em 13 de novembro de 1786, durante uma de suas inúmeras observações do espaço sideral.

As galáxias espirais são assim denominadas devido a sua morfologia, pois apresentam uma clara estrutura espiral em torno de seu núcleo quando observadas perpendicularmente ao seu plano, segundo informa NASA.[

Galáxia espiral denominada NGC 691 tirada pelo telescópio Hubble
© FOTO / ESA/HUBBLE & NASA, A. RIESS ET AL. Galáxia espiral denominada NGC 691 tirada pelo telescópio Hubble

Situada a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra, tem sido frequentemente alvo do interesse dos astrônomos, que recorrem ao telescópio Hubble.

Vale recordar que o Telescópio Espacial Hubble é um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio.

Ele foi lançado a 24 de abril de 1990 pela NASA e tem nos permitido observar variadíssimas estruturas do Universo durante os seus 30 anos de carreira.

Sputnik

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS