Tempo - Tutiempo.net

Igreja Católica já tem rascunho pronto, para a nova constituição

Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano

Os cardeais do “C9”, comissão convocada pelo papa Francisco para reformar a Cúria Romana, já escreveram o rascunho de uma nova Constituição Apostólica para a Santa Sé.

Segundo o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Greg Burke, grande parte dos trabalhos da 24ª reunião do grupo, concluída nesta quarta-feira (25), foi dedicada à releitura do texto, que substituirá a carta magna “Pastor Bonus”, promulgada por João Paulo II, em 1988.

“Ao fim da redação, que exigirá ainda um pouco de tempo, os cardeais aprovarão o texto a ser entregue ao Santo Padre para a aprovação final”, afirmou Burke, que prevê ainda “meses” de trabalho para o “C9”.

O nome da nova Constituição Apostólica, ainda não confirmado, fará referência à “Igreja em missão”. A próxima reunião do conselho de nove cardeais está marcada para 11 a 13 de junho.

A reforma da Cúria é um dos principais objetivos do pontificado de Francisco e deve incluir iniciativas para ampliar a participação das mulheres e dos jovens nos órgãos da Santa Sé. Cada dicastério teve sua estrutura revisada pelos cardeais, com a meta de descentralizar a administração católica.

ANSA

OUTRAS NOTÍCIAS