Tempo - Tutiempo.net

Indígenas de Roraima têm encontro com Papa Francisco no Vaticano

Encontro ocorreu na manhã desta quarta (7) na Praça São Pedro, no Vaticano — Foto: Reprodução/Facebook/Jaider Esbell

O artista indígena roraimense Jaider Esbell e a anciã Bernaldina José Pedro, conhecida como “Vovó Bernaldina”, ambos da etnia Macuxi, se encontraram nesta quarta-feira (7) com o Papa Francisco durante audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano.

Vovó Bernaldina disse ter abraçado o Papa Francisco e ainda cantou na língua Macuxi para o pontífice.“Estou muito feliz, vim de longe e deixei meu povo. Abracei e beijei ele. Estou emocionada”, contou. A mestra da cultura Macuxi pertence a comunidade indígena Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, extremo Norte de Roraima.

Na ocasião os indígenas entregaram uma carta de denúncia ao Papa. O documento escrito a mão faz um pedido de intercessão de Francisco e cita retrocessos no Brasil. “O governo brasileiro ameaça fortemente a nossa vida coletiva”, cita um trecho. (Veja a transcrição da carta abaixo)

Além da carta, eles presentearam o Papa com peças indígenas e os livros “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa, e ”Os Filhos de Deus e Netos de Makunaima – as apropriações do catolicismo em terras Makuxis”, de autoria de Vângela Morais.

“Foi muito emocionante. É como estar diante de coisas realmente sagradas da natureza. Ele é um senhor muito abençoado e para mim foi um encontro onde eu pude sentir, de forma especial, a própria manifestação espiritual que tem guiado os meus projetos e a minha vida”, disse Jaider em entrevista a uma rádio do Vaticano

A visita a Roma iniciou no dia 1º deste mês. Os indígenas estão no país onde gravam o documentário “Amazonian Cosmo”, produzido pelo diretor suiço Daniel Schweizer.

“O documentário começou a ser gravado em 2016 na Terra Yanomami e pretende reunir as visões dos povos [indígenas] da Amazônia em relação ao grande mundo, em especial o mundo Europeu, dentro da perspectiva da contemporaneidade das questões globais, socioambietais e socioculturais”, explicou Jaider .

Segundo o artista de Roraima, a produção deve ser lançada em 2019 em festivais internacionais e posteriormente será exibido no Brasil.

Antes do encontro com o pontífice, os indígenas se reuniram com o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Lorenzo Baldisseri, que em 2019 realizará uma assembleia dedicada a Amazônia.

O cardeal entregou ao artista um documento preparatório para a assembleia, intitulado “Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral”.

“Os debates não se concentrarão apenas nos aspectos pastorais, mas também abordarão uma realidade marcada pela exploração indiscriminada da natureza e pelo deslocamento das populações locais”, escreveu Esbell em uma publicação no Facebook.

Carta ao Papa Francisco

“Somos o povo Makuxi querido Papa Francisco, do extremo Norte da Amazônia Brasileira. Vivemos na nossa terra indígena Raposa Serra do Sol. O governo brasileiro ameaça fortemente a nossa vida coletiva com a retirada de todas as nossas garantias de vida autêntica por meio do cancelamento da homologação e abertura para o capitalismo neo liberal. As ações são claras: mineração de ouro, diamantes, minerais nobres, construção de hidrelétricas e a ocupação por coorporações de nossos campos naturais e recursos hidrícos e florestais para plena exploração. Pedimos, clamamos a vossa intercessão para que estes atos não se concretizem. Se acontecer com a TIRSS [Terra indígena Raposa Serra do Sol] e com a TI Yanomami, todos os recursos indígenas do Brasil e do mundo sofrerão a mesma medida. Nós, povos indígenas sabemos viver bem na natureza. Se nos matarem, a natureza morre e será o fim do mundo”.

 Por G1

OUTRAS NOTÍCIAS