Tempo - Tutiempo.net

MACARRÃO À PUTANESCA

MACARRÃO À PUTANESCA. Foto: Panelinha

INGREDIENTES

1 ½ xícara (chá) de fusili (ou outra massa curta de grano duro)

1 lata de tomate pelado em cubos

8 filés de anchova

½ cebola

1 dente de alho

10 azeitonas pretas sem caroço

1 ½ xícara (chá) de água

4 colheres (sopa) de azeite

4 ramos de manjericão

1 pitada de sal

¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca

queijo parmesão ralado a gosto para servir

 

MODO DE PREPARO

Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e seque as folhas de manjericão; corte as azeitonas em quartos.

Leve uma panela média (cerca de 20 cm) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com o sal e refogue por 3 minutos, até murchar. Adicione os filés de anchova, o alho e mexa por mais 1 minuto para desmanchar as anchovas.

Abaixe o fogo, adicione o tomate pelado (com o líquido) e a água. Misture bem, para dissolver os sabores do refogado. Junte o macarrão, as azeitonas e metade das folhas de manjericão. Tempere com a pimenta calabresa e aumente o fogo para médio. Deixe cozinhar por 5 minutos contados depois que começar a ferver.

Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando para o macarrão não grudar no fundo – nesse tempo a água vai começar a secar ao mesmo tempo em que o macarrão vai cozinhar e o molho encorpar.

Divida o macarrão e o molho em dois pratos e sirva a seguir com as folhas de manjericão restantes e queijo parmesão ralado.

Rita Lobo

OUTRAS NOTÍCIAS