Tempo - Tutiempo.net

Macarrão é importante para muitas dietas

Homem pendura fios de macarrão para secar no varal de um restaurante na vila de Linyi, na província de Shandong, na China

O macarrão não contribui para o ganho de peso quando aliado à uma dieta saudável. Isso porque, apesar de ser um carboidrato, ele induz menos picos de açúcar que outros alimentos da mesma classe.
A conclusão é de estudo de revisão publicado nesta terça-feira (3) no “British Medical Journal”.
Essa característica do macarrão é importante para muitas dietas — já que o pico de açúcar no sangue induz à maior produção de insulina (hormônio que ajuda a transformar o alimento em energia).
A questão com o hormônio é que, quanto mais ele é produzido, maior o apetite posterior à ingestão do alimento e maior a possibilidade de armazenamento de gordura.

“O estudo mostra que as massas não contribuem para o ganho de peso ou aumento da gordura corporal”, diz John Sievenpiper, principal autor do estudo, em nota.

A informação sobre o baixo índice glicêmico do macarrão não é exatamente nova, mas alguns estudos já haviam apontado resultados divergentes sobre o assunto.
A diferença é que agora pesquisadores do Hospital St. Michael no Canadá fizeram uma pesquisa de meta-análise: quando cientistas estudam cuidadosamente o resultado e a metodologia utilizada em outras pesquisas para que se chegue a um consenso científico.

A maior parte dos estudos comparou pessoas que comeram macarrão com aquelas que não integravam o alimento à dieta. Para eliminar diferenças relacionadas a outros alimentos, os cientistas escolheram os estudos em que todos os participantes aliavam a massa a dietas saudáveis.

As pessoas envolvidas nos estudos comeram, em média, 3,3 porções de massa por semana em vez de outros carboidratos. Uma porção é igual a meia xícara de massa cozida. Depois de um acompanhamento médio de aproximadamente 12 semanas, participantes não só não ganharam peso como perderam cerca de meio quilo.
O pesquisador pontua que os estudos não estavam procurando medir a perda de peso, mas demonstrar se a adoção de uma dieta com macarrão contribuía para o ganho.

“Podemos agora dizer com alguma confiança que a massa não tem um efeito adverso sobre os resultados do “Podemos agora dizer com alguma confiança que a massa não tem um efeito adverso sobre os resultados do peso corporal quando é consumida como parte de uma dieta saudável”, disse Sievenpiper, em nota. corporal quando é consumida como parte de uma dieta saudável”, disse Sievenpiper, em nota.

 

G1

OUTRAS NOTÍCIAS