Tempo - Tutiempo.net

Missão espacial Shenzhou 11 aterrissou com sucesso na China

Resgate da cápsula com astronautas chineses

A missão espacial Shenzhou 11, da China, com dois astronautas a bordo, aterrissou na sexta-feira com sucesso na região da Mongólia Interior, no norte do país, após passar o último mês em órbita.

Por volta das 14h (hora local), o módulo que transportava aos astronautas Jing Haipeng e Chen Dong pousou como o previsto, em uma manobra transmitida ao vivo pela televisão oficial chinesa “CCTV”.

A Shenzhou 11 decolou no dia 17 do mês passado, se acoplou após dois dias de viagem ao laboratório espacial Tiangong 2 e permaneceu em órbita durante 30 dias até que se separou, ontem, para realizar a viagem de volta.

Depois da aterrissagem, que aconteceu dentro do perímetro planejado, as equipes de busca e assistência aos astronautas demoraram alguns minutos para encontrar a localização exata da cápsula espacial, já que havia menos visibilidade do que esperado.

“As missões Shenzhou 11 e Tiangong 2 tiveram um completo sucesso”, afirmou o general Zhang Youxia, comandante chefe da missão espacial.

Os astronautas seguirão para um hospital da região para passar por revisões médicas e depois seguirão para Pequim, onde realizarão um processo de readaptação à gravidade que, segundo os especialistas citados pela imprensa chinesa, pode durar algumas semanas.

EFE/CCTV4

OUTRAS NOTÍCIAS