Tempo - Tutiempo.net

MP de Alagoas recorre após Arthur Lira ser absolvido em ação sobre rachadinha

Arthur Lira é o candidato do presidente Jair Bolsonaro à presidência da Câmara dos Deputados

O Ministério Público de Alagoas apresentou um recurso contra a sentença da 3ª Vara Criminal de Maceió, que  absolveu sumariamente o deputado federal  Arthur Lira (PP-AL) da acusação de comandar um esquema de rachadinha em seu gabinete, na época que ele era deputado estadual .

Com o recurso, o caso deve ser levado ao Tribunal de Justiça de Alagoas para nova análise. Não há prazo para que o novo julgamento ocorra.

Antes disso, tanto o MP como a defesa de Arthur Lira devem apresentar suas argumentações a respeito do processo.

Lira é candidato à disputa pela Presidência da Câmara, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro .

Líder do bloco chamado de “Centrão”, ele também é réu no Supremo Tribunal Federal em uma ação decorrente da Lava Jato , que ainda não foi julgada.

O caso da rachadinha ficou na primeira instância porque envolvia supostos crimes no período do seu mandato anterior.

O juiz da 3ª Vara Criminal de Maceió Carlos Henrique Pita Duarte decidiu, no início deste mês, anular as provas colhidas em uma investigação sobre esquema de rachadinha contra o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e, com base nisso, absolveu-o sumariamente da ação penal por crime de peculato.

O juiz não analisou o mérito das acusações, que incluem provas de transferências bancárias de assessores de Lira na Assembleia Legislativa de Alagoas diretamente para sua conta.

Duarte opinou apenas que a investigação tramitou na Justiça Federal, mas que seria da competência da Justiça Estadual, por isso todas as provas colhidas deveriam ser anuladas.

Agência Globo

OUTRAS NOTÍCIAS