Tempo - Tutiempo.net

Padres entram em campo para jogo solidário

Padres Helton e Adriano fazem o jogo solidário em Grão Mogol

O clássico maior do futebol mineiro, o duelo entre Atlético e Cruzeiro, fará parte de uma disputa especial neste domingo, 6, em Grão Mogol. De um lado do campo o time de cruzeirenses será comandado pelo padre Helton de Oliveira. E do outro, os atleticanos com o adre Adriano Pestana. Os padres, da Paróquia de Santo Antônio, vão à campo em um jogo que tem como principal objetivo descobrir qual a torcida é a mais solidária.

Cada torcida deverá doar alimentos e materiais que serão utilizados no Projeto Filhos de Grão, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, e ainda ajudaram na preparação da festa do padroeiro, Santo Antônio. Mobilizador da ação, o padre Helton destaca que a ideia surgiu para reunir os moradores em prol do próximo.
– A gente precisava pensar em algo que envolvesse a paróquia. O futebol envolve todo mundo e mexe com as pessoas. A gente propôs fazer esta disputa, para envolver os torcedores.

Solidariedade

O jogo ocorre no Estádio Municipal Afrânio Augusto Figueiredo, com entrada gratuita. Os produtos que serão arrecadados no dia incluem, entre outros, óleo, canjica, leite, ovos, frutas, etc. Um dos projetos que será beneficiado com a ação, o Filhos de Grão, atende crianças em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa começou neste ano e já ajuda algumas famílias da cidade.
– São atendidas 20 crianças, encaminhadas pelo Conselho Tutelar. No projeto oferecemos aulas de música, reforço escolar, prática de esportes e garantimos a alimentação das crianças, que ficam um período do dia com a gente -, explica o padre Helton.
Além do jogo principal, que envolverá os dois padres, outras partidas serão realizadas no dia, após uma grande adesão dos moradores da cidade ao jogo solidário.

Paixão pelo esporte e respeito

Pouco mais de um ano ordenado padre, Adriano Pestana sempre foi um apaixonado pelo esporte, e pelo Atlético Mineiro. Ele conta que na cidade, junto ao padre Helton, é comum a participação em jogos de futebol.
– Desde pequeno torço para o Atlético. Antes de entrar para o seminário, e mesmo lá, jogava futebol; também já acompanhei jogos no estádio. Aqui na cidade já temos este grupo, que jogamos toda terça-feira.
Para ele, o esporte é uma ferramenta completa na transformação social; por isso a escolha do esporte para a ação em Grão Mogol. – O esporte é um meio que desenvolve muito o ser humano, em todas as áreas; no social, na amizade, na saúde. Vimos que Cruzeiro e Atlético são muito populares e existe uma “rivalidade” na cidade. Pensamos que seria uma maneira saudável de fazer este jogo solidário.

 

OUTRAS NOTÍCIAS