Papa abrirá Porta Santa da Basílica de São João de Latrão

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Basílica São João Latrão

No próximo domingo, 13, o Papa Francisco abrirá a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão. No mesmo dia, cada Bispo abrirá a Porta Santa da própria Catedral em todo o mundo. O início da celebração está previsto para as 9h30, hora local, e terá a transmissão da Rádio Vaticano com comentários em português, a partir das 6h20, horário de Brasília.

Após atravessar a Porta Santa da Basílica, o Pontífice será seguido por uma delegação formada pelo Cardeal Vigário Agostino Vallini, pelo Vice-Gerente Filippo Iannone, pelos bispos auxiliares (incluindo alguns eméritos), pelo Capítulo lateranense e pelos Padres penitencieiros. A seguir, passarão seis sacerdotes da Diocese de Roma, um Diácono e quinze leigos.

Porta Santa

A atual Porta Santa da Basílica de São João de Latrão foi realizada pelo escultor Floriano Bodini. A obra de bronze tem uma altura de 3,60 metros e uma largura de 1,90 metros. Foram necessários dois anos e meio de trabalhos, desde os primeiros esboços em 1998, passando pela execução em bronze em novembro de 1999, o modelo em gesso de junho a setembro do ano 2000, até chegar à fusão em bronze, de setembro a dezembro do ano 2000.

O fechamento da Porta Santa, na conclusão do Jubileu do Ano 2000, foi realizado em 5 de janeiro de 2001 pelo então Cardeal Vigário Camillo Ruini, durante a celebração das primeiras Vésperas da Epifania. (JE)

VATICAN RÁDIO/CLJORNAL

OUTRAS NOTÍCIAS