Tempo - Tutiempo.net

Papa diz festa de Santo António,´doutor da igreja e patrono dos pobres´

Cidade do Vaticano, 13 jun 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou hoje no Vaticano a festa de Santo António, que evocou como “doutor da Igreja e patrono dos pobres”.

A audiência pública semanal, na Praça de São Pedro, começou com um “aplauso para todos os Antónios”, a pedido do pontífice.

Já no final do encontro, Francisco recordou “a memória de Santo António de Pádua, doutor da Igreja e patrono dos pobres”.

“Que ele voz ensine a beleza do amor sincero e gratuito; só amando como ele amou, ninguém à volta de vós se sentirá marginalizado e, ao mesmo tempo, vós mesmos sereis cada vez mais fortes nas provações da vida”, declarou.

Santo António nasceu em Lisboa, em 1195, numa casa situada a poucos metros da catedral; entrou no mosteiro agostiniano de São Vicente, onde viveu durante dois anos antes de integrar a comunidade de Coimbra.

Em setembro de 1220, Fernando deixou os agostinianos para integrar a ordem dos franciscanos, onde assumiu o nome de António, pelo qual é hoje conhecido.

Na Itália, destacou-se como pregador e primeiro professor de Teologia da ordem franciscana recém nascida; faleceu em 1231 e foi sepultado em Pádua, tendo a sua fama de santidade levado o Papa Gregório IX a canonizá-lo, a 30 de maio de 1232.

Em 1946, Pio XII proclamou-o como “doutor da igreja universal”, com o título de ‘Doctor Evangelicus’ (Doutor Evangélico).

Esta manhã, o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses, dedicado aos mandamentos.

“Para todos, peço a Deus o dom duma sadia inquietude, de não vos contentardes jamais com uma vida sem ideal nem beleza. Apostai numa vida de jubilosa doação ao próximo. De bom grado vos abençoo a vós e aos vossos entes queridos”, disse aos peregrinos de língua portuguesa.

Francisco foi acompanhado por um grupo de crianças, na Praça de São Pedro.

Ecclesia

OUTRAS NOTÍCIAS