Tempo - Tutiempo.net

Papa Francisco expulsa ex-cardeal americano por abuso de menores

Ex-cardeal expulso pelo Papa

O papa Francisco expulsou do sacerdócio o americano Theodore McCarrick, 88, ex-cardeal e arcebispo de Washington, acusado de abusar sexualmente de ao menos um adolescente há mais de meio século.

O Vaticano considerou o fato um “marco histórico”, de acordo com comunicado emitido neste sábado (16).

O papa argentino declarou a sentença definitiva da Congregação para a Doutrina da Fé, uma instituição do Vaticano que garante o respeito ao dogma católico, disse um comunicado da Santa Sé.

De acordo com o jornal The New York Times, McCarrick é acusado de abusar de três menores e de assediar adultos e padres seminaristas.

É a primeira vez na história da Igreja Católica que um cardeal é retirado da vida religiosa por razões de abuso sexual.

O Papa Francisco, que quer aplicar sua promessa de “tolerância zero”, prometeu nos últimos meses que seria intransigente com a alta hierarquia eclesiástica.

Desde julho, o emérito de Washington já estava proibido de exercer seu ministério, e renunciou ao seu título honorário de cardeal.

Com sua exclusão oficial da Igreja, o ex-cardeal, atualmente preso no Estado do Kansas, nos Estados Unidos, se torna um civil chamado apenas de Theodore McCarrick.

A Santa Sé solicitou em setembro de 2017 uma investigação ao arcebispo de Nova York, depois do testemunho de um homem que acusou o religioso de ter abusado sexualmente dele nos anos 1970.

Diante das “sérias indicações” reveladas na investigação, o papa depôs McCarrick do título de cardeal no final de julho.

Este caso abalou a hierarquia da Igreja Católica americana, pouco antes da publicação de um relatório devastador sobre os abusos cometidos na Pensilvânia.

Vaticano

OUTRAS NOTÍCIAS