Tempo - Tutiempo.net

Papa Francisco pede desculpas às vítimas de abuso sexual

Alessandro Bianchi - Reuters

 Papa Francisco reconheceu que tinha “ferido muitas pessoas” ao defender um bispo chileno acusado de ter, alegadamente, encoberto um caso de abusos sexuais cometido por um sacerdote.

“Peço desculpa às vítimas se as magoei sem perceber, mas foi uma ferida que eu infligi sem querer. Isso dói-me muito”, afirmou o Papa Francisco a bordo do avião que o transporta de regresso a Roma.

“O drama dos abusados é tremendo. O que sentem as vítimas? Tenho de pedir-lhes desculpa, porque a palavra ‘prova’ feriu, a minha expressão não foi feliz”, acrescentou.

Quinta-feira, o Papa reafirmou a sua confiança no bispo de Osorno, D. Juan de la Cruz Barros, nomeado em janeiro de 2015 para o cargo, que tem sido fortemente contestado pelo clero e por setores da sociedade chilena por ter, alegadamente, encoberto um caso de abuso sexual cometido pelo padre Karadima.

“No dia em que me trouxerem uma prova contra o bispo Barros, então eu falarei. Não há uma única prova concreta contra ele. São tudo calúnias. Está claro?”, afirmou Francisco no último dia da visita ao Chile

O chefe da Igreja Católica foi duramente criticado pelo cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston e presidente da Comissão Pontifica para a Tutela de Menores (Santa Sé), que afirmou que “deixou as vítimas de abusos sexuais cometidos por sacerdotes sentirem-se abandonadas”.

Na viagem de regresso a Roma, Francisco respondeu também ao bispo O’Malley. “Agradeço-lhe por me ter feito ver que a palavra ‘prova’ não foi uma expressão feliz para a dor das vítimas”.

OUTRAS NOTÍCIAS