Tempo - Tutiempo.net

PF demite delegada da Interpol que atuou na extradição de Allan dos Santos

Allan gesto obsceno contra o STF

A Polícia Federal demitiu nesta quarta-feira, 1, a delegada Dominique de Castro Oliveira, que atuava com a Interpol responsável pela ordem de prisão internacional do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Foi Dominique quem deu encaminhamento para a inclusão do nome do blogueiro na lista de difusão vermelha, atendendo a um pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A delegada foi informada nesta quarta-feira por seus superiores que seria exonerada do cargo e teria de retornar para a Superintendência da PF no Distrito Federal.

A extradição do blogueiro, que está nos Estados Unidos, fugindo da Justiça brasileira, foi determinada por Moraes em outubro, mas ainda está em tramitação.

Apesar da inclusão de Allan dos Santos na lista de difusão vermelha, a Interpol ainda não o incluiu na lista de procurados internacionalmente.

O jornal O Globo conta que três pessoas diretamente envolvidas no processo de extradição foram demitidas de suas funções.

Segundo O Globo, a demissão de Dominique foi comunicada pelo coordenador-geral de cooperação internacional da PF, Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, homem de confiança do diretor-geral Paulo Maiurino.

“Primeiro, o Ministério da Justiça havia exonerado em novembro a chefe do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), Silvia Amélia, responsável por encaminhar o pedido de extradição aos Estados Unidos”, lembra a reportagem.

“Na última semana de novembro, foi a vez da chefe da Assessoria Especial Internacional do Ministério da Justiça, Georgia Renata Sanchez Diogo, ser comunicada que terá de deixar o cargo nas próximas semanas.

A demissão ainda não foi publicada no Diário Oficial da União”, destaca.

As perseguições se avolumam na Polícia Federal, segundo comentários, totalmente aperelhada pela presidência da República.

Dentro do próprio órgão a decepção se generaliza.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS