Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura de Feira de Santana voltará a fechar praticamente todo o comércio

O comércio e o setor de serviços de Feira de Santana terão funcionamento restrito a partir desta terça-feira, 07, uma tentativa de conter o aumento no número de casos de coronavírus. A medida foi anunciada pelo prefeito, Colbert Martins Filho, neste domingo, depois de uma reunião com os secretários do Governo. O decreto será publicado amanhã (06), no Diário Oficial do Município, com as normativas a serem adotadas a partir de terça-feira (07). Somente serviços essenciais vão seguir funcionando normalmente, como mercados, farmácias, padarias, postos de combustível e locais de venda de produtos para animais.

O prefeito contou que a decisão de voltar a restringir parte do funcionamento do comércio e serviços, se deu pela semana difícil vivida por Feira de Santana. A cidade tem 68 óbitos e 4276 casos confirmados do novo coronavírus. Entre o total de casos diagnosticados, 1966 pessoas estão recuperadas. O Hospital de Campanha, que só atende pacientes infectados pelo COVID-19, está com 100% de ocupação dos leitos de UTI e 56% dos leitos de enfermaria. No total, o hospital conta com 10 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria. “Cabe, agora, em razão da sua segurança, da segurança da sua saúde, da sua família, de todos vocês tomar uma atitude de restringir ainda mais as atividades para evitar o aumento da transmissão e da contaminação por coronavírus e atender aqueles que precisarem de internação e leitos de UTI. Peço a sua colaboração”, disse Colbert.

O comércio de Feira de Santana estava seguindo uma escala de funcionamento desde o dia 16 de junho. Todos os estabelecimentos, de até 200m² (duzentos metros quadrados), tinha os dias específicos para funcionar, das 9h às 16h. Os shoppings, as galerias e o Feiraguay, também, estavam funcionando, com horário reduzido e seguindo as regras de higiene. As medidas estabelecidas pelo novo decreto vão até o dia 14 de julho.

Fiscalização

A prefeitura de Feira de Santana tem realizado fiscalização diariamente para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, já são mais de 2 mil estabelecimentos fiscalizados. Nos finais de semana, o município atua nos bairros com maiores índices de infecção. A força-tarefa já esteve no Tomba, Sim, e o distrito de Jaíba. Neste fim de semana, a operação foi realizada no Campo Limpo, George Américo, Morada das Árvores e condomínios Asa Branca 1, 2, 3, 4 e 5, do programa Minha Casa Minha Vida. Durante a ação, barreiras sanitárias são instaladas nesses locais; a FPI – Fiscalização Preventiva Integrada – faz a inspeção para identificar irregularidades;  e equipes da Vigilância Epidemiológica e de Endemias distribuem máscaras e itens de proteção contra a COVID-19, além de realizar testes rápidos.

PMFS

OUTRAS NOTÍCIAS