Tempo - Tutiempo.net

Programa de voluntariado do Estado supera a marca de 4 mil inscritos

São 4.088 voluntários inscritos, 131 projetos e ações, 63 campanhas e 9.325 horas de trabalho cadastradas. Esses são os números atuais do ‘Bahia.

Estado Voluntário’. O programa conecta entidades públicas ou privadas a cidadãos interessados em atuar como voluntários por meio de uma plataforma digital.

Basta fazer um cadastro no site (www.estadovoluntario.ba.gov.br), informando a área que gostaria de prestar serviço voluntário e a disponibilidade de horário.

Já as entidades (públicas ou privadas) informam o seguimento de atuação e que tipo trabalho voluntário estão necessitando. Quando os dois lados coincidem, o programa faz contato, oferecendo a oportunidade.

O ‘Bahia. Estado Voluntário’ foi desenvolvido em conjunto entre as secretarias da Administração (Saeb) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

O secretário da Administração, Edelvino Góes, acredita que “o programa pode colocar a Bahia como referência nacional no estímulo ao voluntariado”.

Solidariedade

A enfermeira Crislaine Oliveira aderiu ao ‘Bahia. Estado Voluntário’ como voluntária do Centro de Acolhimento para pessoas infectadas com a Covid-19 do Governo do Estado.

“Foi muito marcante. Pude adquirir conhecimento na prática, e a experiência foi fundamental para o meu crescimento enquanto ser humano. A gente consegue se colocar no lugar do outro”, ressaltou.

Já a fisioterapeuta Elma Pinho teve coronavírus e recebeu tratamento no Centro de Acolhimento. Ao apresentar melhoras, a ex-paciente também passou a ser voluntária.

“Quando melhorei também decidi ajudar as pessoas no abrigo. Foi muito gratificante poder contribuir e ajudar as pessoas”, finalizou

Saeb

OUTRAS NOTÍCIAS