Tempo - Tutiempo.net

QUESTÃO DE UTILIDADE

Questão de utilidade

Existir em harmonia requer boa convivência no agrupamento, ou seja, entender o outro, compreender das relações do homem com a natureza que, outrora, eram permeadas de mitos, rituais e magia nas quais, para cada fenômeno natural, havia um deus responsável pelo que ocorria e estes eram invocados em rituais que consistiam em pedidos de desculpa pelo corte de uma árvore ou outro ato que atingisse a natureza.

Contudo, a evolução nos fez compreender a questão da divindade e, assim, a natureza perdeu seu status de mãe da vida de tão finitos recursos para enfrentar nosso código genético dominado pelos instintos egoístas e agressivos que, no passado, foram necessários para a sobrevivência.

Modificações eram feitas em confronto com a nossa convivência. Mas, por sermos seres sociais, necessitamos do outro que cumpra uma função indispensável para a continuidade da sociedade.

No entanto, nossa inclinação natural é iluminada pela razão que nos conduz a fugir da ignorância, buscar a justiça e a ética para que o viver não se perturbe pela estultícia da discriminação, do desrespeito à cultura, à religião e à sexualidade do outro.

Se há crítica fundamentada, aceita-se, embora, comumente, venha de indivíduos que pretendem tirar o foco de si mesmo. Porém, às vezes é ruim quando a família cresce em demasia, dificultando a distribuição de atenção e a entender os que  não querem somar. Por outro lado, a família é elemento ativo que nunca estaciona.

Sermos úteis é que dá sentido ao viver e nos faz entender o propósito por trás de cada ação objetivando ir além de ter uma função relacionada ao modo como nos conduzimos com propósitos de reconhecer a relevância do que é feito. Por isso, cada Irmão há que projetar a luz, meio de tornar o outro fraterno para, juntos, regozijarem-se pertencer a uma Ordem onde a perfeição é buscada.

Mas, enquanto vivermos, descobriremos o jeito de sermos oportunos e que, é o amor que nos dá condições de cuidar do outro como bem fez a Sociedade Feminina Luz e Fraternidade, mães em pleno servir uma vez que, por serem essenciais repetidamente, chegaram ao mais bem-feito, na certeza que é em família que aprendemos a conviver, perdoar, resistir, amar, chorar e, nesta Ação Social histórica voltada aos menos favorecidos, cumpriu seu papel de bem assistir e atenderam nos: serviços de nutrição; fisioterapia; psicologia; Odontologia; Ginecologia, Medição de pressão e Orientação Jurídica, devidamente harmonizadas pelas páginas musicais da Banda Marcial do 35BI, porque cuidar da saúde do próximo é dever nosso, enquanto rezar só conforta.

Porém, mentes estreitas, estéreis, tal qual a de Joe Biden que lava as mãos enquanto os terroristas Netanyahu, Hamas e o Hesbollah trucidam crianças, conduta de quem não escolhe boa leitura, que não vê coisas agradáveis e construtivas para alcançar sabedoria, ser útil a si mesmo e ao próximo fugindo da ignorância que é a mais grave das doenças, mãe de todos os vícios. Mas, quando a razão percebe a incompetência, inviabiliza o bem-estar, compromete o futuro, barrando o retorno à felicidade de quem não soube aproveitar.

Feira de Santana, XII de Novembro de MMXXIII.

Jessé da Costa Primo∴ membro da Loja Maçônica Luz e Fraternidade 14.

OUTRAS NOTÍCIAS