Tempo - Tutiempo.net

Regras de convivência para casais garantir o “felizes para sempre”

EU E MEU GATO

Então você descobre a vida real, na qual nem tudo são drinques e sexo selvagem. Vocês dormem todos os dias de conchinha, delícia!

Mas também precisam discutir sobre as contas da casa e ir ao supermercado. A convivência tem seus problemas.

“É por esse motivo que existem regras de sobrevivência no casamento. E a mais importante é o compromisso”, diz a terapeuta de casais britânica Trina Dolenz, do reality show americano Tool Academy, que melhora a convivência entre casais.

Algumas regrinhas ninguém lembra de nos contar no altar— e a gente só descobre lá pelo quinto ano de convivência.

 Não desenterrem brigas antigas

O que aconteceu no passado fica… no passado!

E o melhor jeito de fazer isso é resolvendo os problemas quando eles acontecem. No presente.

Você pode e deve falar o que incomoda, mas sem fazer a louca, assim. Fique atenta também às críticas excessivas, ao desrespeito (usar adjetivos como burro, gordo etc.), ficar sempre na defensiva (tentar justificar seus comportamentos, mesmo quando você está errada) e não dar a mínima para o outro.

Contem quando tiverem contato com algum ex.

Um pedido de amizade no Facebook feito pelo colega de trabalho que paquera você ou um encontro com o ex no shopping parecem tão inofensivos que nem vale a pena contar. Mas esconder pode causar um climão.

Apenas aja com naturalidade. Tente assim: “recebi um cutucão de um colega sem noção do escritório, mas ignorei”. Ou “encontrei meu ex no shopping hoje. Ele parecia bem feliz!”

Você nem pede mais para seu marido ajudar a planejar a viagem de férias. Ele nunca checa a validade do passaporte e você acaba fazendo o trabalho (e brigando com ele). E isso vale para a planilha de gastos dele (já que você é mais controlada). Quando percebe, está fazendo tudo sozinha… e morrendo de raiva. A culpa é sua, que decidiu dar uma de mulher maravilha e acabou sobrecarregada. .

Protejam o relacionamento

O gato merece sua confiança e respeito. Você pode e deve desabafar com alguém em quem confia. Apenas tome o cuidado de filtrar as palavras. Sua amiga vai concordar que ele “não presta”. E fica chato para todo mundo quando vocês fizerem as pazes.

Se não tem certeza de que ele traiu você, não espalhe isso para sua família. Antes de acusar o outro, conversem. A confiança anda juntinho com o compromisso, sabia?

Escolham pelo que faz sentido brigar

Vale mesmo a pena armar um barraco toda vez que ele joga videogame ou deixa a toalha molhada em cima da cama? Pense em quais hábitos do gato são insuportáveis e com os que você pode conviver. Então explique (com educação) por que certas coisas a irritam tanto

Não divulguem a vida de vocês no Facebook

Você tem o direito de não estar a fim de compartilhar com toda a timeline dele o papo de vocês durante o almoço. E ele pode não querer ser marcado na foto constrangedora das férias.

Os dois precisam respeitar. Por isso, vale a pena definir alguns limites. Frases, fotos e qualquer outra coisa sobre a intimidade do casal devem ser conversados antes de parar na internet.

Ah! Nem pense em desabafar sobre a briga da noite passada. Lavar roupa suja em público é a receita perfeita para piorar as coisas. E deixar vocês com fama de casal indiscreto.

Carol Lementy

OUTRAS NOTÍCIAS