Tempo - Tutiempo.net

Senadores acreditam que Bolsonaro busca instigar sua base contra CPI da Covid

Bolsonaro quer apoiadores contra a CPI do Covid-19

Senadores que integram a CPI da Covid enxergam que as recentes atitudes de  Jair Bolsonaro (sem partido), como defender publicamente o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e de métodos que serão invesigados na comissão, como uma tentativa de demonstrar força e mobilizar sua base.

Segundo parlamentares, o Planalto atua em duas frentes: o presidente dobra a aposta na sua narrativa enquanto reúne informações para se defender das apurações da comissão parlamentar de inquérito – programada para ser instalada na terça-feira (27).

Na última semana, o presidente da República levou o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a sua viagem para Manaus e o defendeu publicamente ao elogiar seu período à frente da pasta.

Em recente participação em um programa de televisão, Bolsonaro acumulou uma série de polêmicas com piadas questionáveis e posou com um cartaz escrito “CPF cancelado”, em alusão a mortes de criminosos.

O ato foi duramente criticado por parlamentares, que lembraram que a frase é comumente utilizada por grupos de milícias.

“Diante da CPI da Covid no Senado Federal, nada mais natural que a Casa Civil reunir todos os dados e números de maneira a esclarecer qualquer questionamento feito no âmbito da comissão, além de se preparar para desmentir narrativas mentirosas que visem apenas atingir e desacreditar o governo federal”, argumentou a pasta.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS