Tempo - Tutiempo.net

Sistema neoliberal conduz o mundo ao caos social/ Por Sérgio Jones*

Em um excelente artigo escrito Ladislaw Dowbor Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. Faz uma abordagem muito apropriada sobre o mundo das ciências sociais, e em particular da economia, o que denominou como a busca de novos rumos.

Afirma ele, que nas últimas quatro décadas, a partir dos anos de 1980 até 2020, houve uma sistemática redução do papel do Estado, liberalização do Comportamento Corporativo e globalização dos fluxos econômicos.

Levando-se em consideração que a grande porcentagem da produção econômica é gerada pela iniciativa privada. Acredita que com essa medida se perdeu o pouco que havia de governança e de racionalidade durante os “30 gloriosos anos” do pós-guerra, em que se havia conseguido razoável equilíbrio entre o Estado, as empresas e as organizações da sociedade civil.

Adam Smith um dos mais eminentes teóricos do liberalismo, que estudou profundamente o livre mercado, advogava que o setor privado deveria agir de forma livre, com pouca ou nenhuma intervenção do Estado.

Ladislaw Dowbor contesta o conceito ao afirmar que o mundo econômico solto não encontrará magicamente equilíbrios, por meio de “mecanismos” naturais. E que adoção de tal comportamento está conduzido aos dilemas presentes. “O vale-tudo corporativo está gerando um desastre ambiental planetário”, afirma.

Outro aspecto abordado pelo eminente economista é com relação ao desencontro entre economia global e políticas nacionais que geram contradições absurdas.

Cita como exemplo à financeirização responsável direta pela geração que está provocando a desigualdade, em níveis aberrantes, jogando o planeta no caos político em que hoje se encontra.

Agora, tenta se buscar desesperadamente recuperar o controle. “Estamos todos procurando as rédeas”.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS