Tempo - Tutiempo.net

Time reconhece ser Lula o presidente mais popular da história recente do Brasil/ Por Sérgio Jones

Lula é a força da verdade

O que o ex-presidente Lula declarou durante entrevista concedida e que lhe rendeu a foto de capa da revista Time, considerada como uma das mais famosas do mundo.

Dentre as diversas declarações destaque para o fato em que acusou Zelensky ao não adiar discussão da entrada da Ucrânia na OTAN em meio à escalada de tensões.

O que Lula declarou foi o que muitos políticos gastariam de salientar e por não dispor do grau de sinceridade e espontaneidade do ex-presidente se omitem. . O comportamento adotado pelo ex-presidente é o que diferencia um grande líder do político comum.

Ao afirmar que o presidente ucaraniano, Vladimir Zelensky, “quis a guerra” com a Rússia é o que há de mais verdadeiro.

Tanto é verdadeiro que enquanto o povo é trucidado pelos bombardeios incessantes dos russos, Zelensky circula pomposamente pelo continente europeu mendigando esmolas e mais armas aos países ocidentais.

Lula lembrou que durante sua estada no México ter feito uma crítica ao Putin ao dizer que considerou errado a invasão russa à Ucrânia. E chamou a atenção para a necessidade de se estimular um acordo, mas reconhece existir um estímulo ao confronto.

Também procede a observação feita pelo ex-presidente brasileiro no tocante o que chamou de “espetacularização” do conflito por parte de Zelensky ao observar que o mesmo deveria estar na mesa de negociação e não em palestras por parlamentos do mundo.

“Eu não conheço o presidente da Ucrânia. Agora, o comportamento dele é um comportamento um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo. Ou seja, ele aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no Parlamento britânico, no Parlamento alemão, no Parlamento francês como se estivesse fazendo uma campanha. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação,” declarou.

Importante observar que Lula foi lembrado e considerado pela revista Time como o presidente mais popular da história recente do Brasil. Sem deixar de destacar a reviravolta em sua trajetória política, após ser preso e condenado após investigações de atos de corrupções após investigações da Operação Lava Jato.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS