Tempo - Tutiempo.net

Tudo pelo poder revela a política longe dos interesses das massas/ Por Sérgio Jones

José Ronaldo está prestes a receber outro zignal

Acredito que o adágio popular em que sentencia: ‘ Macaco velho não pula em galho seco’ precisa urgentemente ser reavaliado. Com a decisão política do ex-prefeito José Ronaldo (DEM) de se perpetuar nos podres poderes.

Em recente declaração feita à imprensa tupiniquim de Feira de Santana, ele manifestou o que muitos estão a considerar mais do que desejo, desespero de integrar a chapa ao lado do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), como senador ou vice-governador.

Mas o que deixa transparecer e antever no tabuleiro do jogo de xadrez da política baiana, não ser esse o desejo de ACM Neto.

Diante dessa realidade, só resta ao velho cacique lamber as suas feridas e buscar novo rumos. O que já está fazendo.

Em seu ocaso político e por extensão de vida, o “macaco velho” ao se ver escorraçado pelos aliados de sempre. Manifesta interesse em trocar de galho.
Ao vislumbrar a possibilidade de deixar o DEM, partido em que militou ao longo de toda sua existência, para se abrigar sob o guarda-chuva de outra sigla partidária, que lhe permita continuar no páreo gozando das benesses que o poder propicia.

Segundo o que se comenta nos bastidores da política local é que o comportamento do ex-prefeito em muito se assemelha ao do adicto, que antes era chamado e conhecido como dependente químico.

A política se tornou para ele uma rotina, um hábito, uma prioridade em seu dia a dia. Se tornou uma droga onde busca obter prazer e outras vantagens consideradas como bastante discutíveis.

Enquanto os peões do jogo continuam se movimentado no tabuleiro do xadrez político, o velho e decadente cacique continua querendo se manter incrustado no poder, tal qual a ostra na rocha.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS