Um líder deve saber ouvir, refletir e até mudar de idéia, uma vez que não existe verdade absoluta. Ser transparente, compreendendo a importância do trabalho que está executando. Assim, consegue sustentar as próprias decisões.
O Triângulo também quer dizer: expressão criativa, comunicação, otimismo e se compõe pela mente, corpo e espírito para vibrar com energia, alegria e a expansividade da imaginação.
Lembramos da estabilidade emocional e capacidade de ouvir de Valter Robson, do olhar de lince de Josafá Souza que com clareza vê o que nem todos vêem e o pensamento arejado, compreensivo e sensato de Edeueis Guerra. Três requisitos essenciais cultivados na Luz e Fraternidade.
Há de termos criatividade e capacidade natural de enxergar o mundo, uma vez que é transformando ideias comuns em soluções criativas e otimismo que nos possibilitamos ter uma visão positiva da vida, inspirando aqueles ao redor com esperança e alegria de viver. Coisa que sempre a Luz e Fraternidade defendeu, estreitando laços e cultivando amizades entre as co-Irmãs.
Gerir não se resume cobrar atividades e qualidade, mas ter em mente que liderança é mais que um cargo: é competência, como exercida por todos os ex-Veneráveis e do mesmo modo como Edeueis cuida dos Companheiros, sabendo ler os pontos fortes de cada um, distribuindo as atividades com o objetivo de alcançar o engrandecimento da Loja como bem faz Mario de Castro Araújo Neto que, a todo tempo, revisita seu adolescente interior, e só ousou o Venerelato quando se viu preparado para tal.
Compreende quais as diferenças entre as gerações, os pontos fortes e os de melhoria de cada um para trazer os resultados esperados. Expansivo, de comportamento sociável e de fácil no trato. Sempre foi assim cumprimentando a todos sem ideal pré-definido e regulando a inteligência por uma visão clara para ter domínio das suas convicções, pois quem se propõe ser Venerável, deve ser um aprendiz da vida e buscador de si.
Feira de Santana, 5 de setembro de 2024.
Jessé da Costa Primo∴ Membro da Loja Luz e Fraternidade 14.