Tempo - Tutiempo.net

Vaticano proíbe hóstias sem glúten

EPA/GIUSEPPE LAMI

O pão da eucaristia pode ser, no entanto proveniente de produtos geneticamente modificados

O Vaticano decidiu que as hóstias têm de ser feitas com suficientes proteínas do trigo para que não necessitem de levar aditivos na sua confeção. Isto significa que o pão da eucaristia, ainda que possa ser feito de forma a ter um teor baixo em glúten, não pode ser totalmente isento da substância.

A decisão consta numa carta aos bispos assinada pelo cardeal Robert Sarah, líder da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Na missiva foi escrita “a pedido do Papa Francisco”, segundo se lê no texto divulgado este sábado.

O melhor do Diário de Notícias no seu email

Agora pode subscrever gratuitamente as nossas newsletters e receber o melhor da atualidade com a qualidade Diário de Notícias.

SUBSCREVER
No texto, o cardeal explica que as novas regras são necessárias porque “hoje em dia, os ingredientes [para confecionar as hóstias] são vendidos em supermercados e outras lojas e até pela internet”, pelo que foi considerado necessário “esclarecer quaisquer dúvidas sobre a validade da matéria da eucaristia”.

O texto estabelece especificamente que o material da eucaristia feito com “organismos geneticamente modificados pode ser considerado válido”.

A carta estabelece ainda que o vinho consagrado tem de ser “natural, proveniente da fruta da uva, puro e incorrupto, sem ser misturado com outras substâncias”.

DN

 

OUTRAS NOTÍCIAS