Acessórios femininos feitos com couro de tilápia

A gastronomia, há muito, já conhece a leve e saborosa carne da tilápia – e agora é a vez do mundo da moda. Sandálias, colares, chaveiros, bolsas e brincos feitos com o couro desta espécie de água doce e de origem africana, que tem rápida reprodução em cativeiro, estarão expostos na 1ª Exposição de Artigos Confeccionados com Couros de Peixes Brasileiros, nesta quarta-feira (05), das 09 às 21h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF).
O evento é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) – que visa, com isso, apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura, demonstrando que do peixe nada se perde, e incentivando outros empreendedores a apostarem na proposta.
Serão 12 expositores trazidos pelo MPA do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Amazonas, além da associação de Alagoas apoiada pela Codevasf, os quais mostrarão aos visitantes a beleza de artefatos confeccionados a partir do couro de espécies de peixes tão diversas quanto o pacu, do pantanal mato-grossense, e os amazônicos pirarucu e tambaqui.
Os acessórios feitos a partir do couro da tilápia que estarão expostos no evento são da Associação de Artesãos de Couro de Tilápia do município de Piranhas, em Alagoas, que conta com apoio da Codevasf. Por meio de convênio com a Secretaria de Agricultura do estado de Alagoas (Seagri), R$ 130 mil foram repassados pela Companhia para compra de equipamentos para uso da associação na atividade.
De acordo com Leonardo Sampaio, chefe da unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, a tilápia usada pelos artesãos vem dos tanques-rede implantados pela Companhia para o desenvolvimento da piscicultura familiar na região. A capacitação dos piscicultores, explica Sampaio, também é fornecida pela Codevasf, num trabalho da Gerência de Desenvolvimento Territorial.

Fonte: Ascom Codevasf

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS