Tempo - Tutiempo.net

As ações da Vale dos Estados Unidos recuam mais de 8% após acidente em Brumadinho

MG — Foto: Washington Alves/Reuters

As ações da Vale tiveram forte queda na bolsa de Nova York nesta sexta-feira (25), após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

Os papéis da empresa caíram 8,08%, a US$ 13,66.

No pior momento da sessão, chegaram a cair 14%.

Investidores agora aguardam novos desdobramentos, à espera de informações sobre o impacto da tragédia sobre as contas da companhia.

Responsável por barragem que rompeu em Brumadinho, Vale ainda responde na Justiça por desastre em Mariana

O rompimento desta sexta acontece cerca de três anos após tragédia semelhante em Mariana (MG) com uma barragem da Samarco, que pertecem à Vale e à BHP Billiton.

As mineradoras ainda respondem na Justiça após o incidente, e seguem arcando com os custos de compensação e reparação impostos judicialmente.

Mercado brasileiro

O impacto da ragédia no mercado brasileiro só será observado a partir de segunda-feira (28). Isso porque a Bovespa não opera nesta sexta-feira, dia de feriado na cidade de São Paulo.

A Vale tem um peso importante – cerca de 11,39% – na composição do Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira.

“Muito provavelmente veremos aumento de volatilidade que está bastante baixa nos últimos dias”, afirmou o economista-chefe da corretora Necton, André Pefeito.

A Vale tem um peso importante – cerca de 11,39% – na composição do Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira. Neste ano, as ações da mineradora no Brasil acumulavam alta de 10,1% até quinta-feira.

“A questão fica agora na mão do governo, que terá que lidar rapidamente com essa situação, uma vez que tem se posicionado contra o fortalecimento do Ministério do Meio Ambiente”, disse Perfeito.

“Isso é particularmente sensível para investidores estrangeiros.”

G1

 

OUTRAS NOTÍCIAS