Tempo - Tutiempo.net

BC piora previsão para déficit em conta corrente

Fachada do Banco Central, em Brasília, DF 16/05/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino

O Banco Central piorou nesta quinta-feira sua projeção para o déficit em transações correntes neste ano a 36,3 bilhões de dólares, contra saldo negativo de 19,3 bilhões de dólares antes, segundo dados disponíveis em seu Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

O ajuste vem com forte revisão para cima na expectativa de remessas de lucros e dividendos. Agora a perspectiva é que essas remessas somem 26,5 bilhões de dólares, contra 17,5 bilhões de dólares na estimativa anterior, do relatório publicado em junho.

Em relação às trocas comerciais, o BC enxerga um superávit de 43,0 bilhões de dólares da balança comercial, abaixo da estimativa anterior de 46 bilhões de dólares.

O BC estimou ainda um Investimento Direto no País (IDP) de 75 bilhões de dólares em 2019, numa queda frente aos 90 bilhões de dólares do prognóstico anterior.

2020

Para 2020, a expectativa da autoridade monetária é de déficit em transações correntes de 38,9 bilhões de dólares, um pouco superior ao estimado para este ano.

No ano que vem, o BC espera que a balança comercial fique superavitária em 41 bilhões de dólares e que as remessas de lucros e dividendos alcancem 29,5 bilhões de dólares.

O IDP, por sua vez, foi projetado pelo BC em 80 bilhões de dólares para 2020.

Marcela Ayres

OUTRAS NOTÍCIAS