Tempo - Tutiempo.net

Bolsas chinesas avançam com dado positivo no setor de serviços

Moeda local iuan — Foto: AP

As ações chinesas fecharam em alta nesta quarta-feira, impulsionadas por uma pesquisa privada que mostrou dados positivos para o setor de serviços e por ganhos acentuados em Hong Kong, após notícia de que o governo irá retirar formalmente o projeto de extradição.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,8%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,9%.

A atividade no setor de serviços da China se expandiu no ritmo mais rápido em três meses em agosto, com um crescimento de novos pedidos, o que levou ao maior aumento de contratações em mais de um ano, mostrou uma pesquisa privada.

A pesquisa ajudou a compensar as preocupações acerca da disputa comercial prolongada entre as duas maiores economias do mundo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou na terça-feira que seria “mais duro” com a China em um segundo mandato se as negociações comerciais persistirem, aumentando os temores do mercado de que disputas comerciais em andamento possam desencadear uma recessão nos EUA.

O sentimento também foi impulsionado por ganhos robustos nas ações de Hong Kong, que subiram mais de 3% na sessão vespertina.

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, anunciará nesta quarta-feira a retirada formal de um projeto de extradição que provocou meses de inquietação e empurrou a cidade controlada pela China em sua pior crise em décadas, disseram a TV a cabo e outras mídias.

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,12%, a 20.649 pontos.

Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 3,90%, a 26.523 pontos.

Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,93%, a 2.957 pontos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,84%, a 3.886 pontos.

Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,16%, a 1.988 pontos.

Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,94%, a 10.657 pontos.

Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,29%, a 3.130 pontos.

Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,31%, a 6.553 pontos.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS