Tempo - Tutiempo.net

Brasil vem dando início de respostas diz o economista Armínio Fraga

Guru do presidenciável tucano Aécio Neves, ex-presidente do BC prevê saídas para país se destacar entre emergentes; ele destaca a normalização das taxas de juros e as privatizações de infraestrutura; “E agora estão falando também em moderar a política fiscal e a expansão de crédito dos bancos públicos. São respostas tradicionais nesse tipo de situação”.

.
O economista Armínio Fraga voltou ao cenário político como guru do presidenciável tucano Aécio Neves. Ex-presidente do Banco Central (1999-2003) no governo Fernando Henrique, ele tem servido de ponte para o senador mineiro se aproximar do mercado financeiro.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Armínio prevê saídas para o país da crise dos emergentes, mas afirma que defender-se só com juros não adianta. Para o economista, maior controle de gastos pelo governo pode ajudar o Brasil na turbulência.

Segundo o economista, a desaceleração do crescimento chinês e a recuperação dos EUA, com a consequente migração de capitais para lá, são o novo compasso mundial. Os tempos de juro zero para induzir o crescimento estão em extinção.

“O Brasil vem dando um início de respostas, com a normalização das taxas de juros, que estavam lá embaixo sem sinal de que a inflação estava em um nível de controle”, diz. “Houve as privatizações de infraestrutura. E agora estão falando também em moderar a política fiscal e a expansão de crédito dos bancos públicos. São respostas tradicionais nesse tipo de situação”, completou.   

 

Fonte: B.247/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS