Tempo - Tutiempo.net

Câmara quer votar anistia para caixa 2 ainda em novembro

Forjam mais um golpe contra a moralidade e decência desse país

Está sendo articulado entre a maioria dos líderes da Câmara mais uma tentativa de votar a anistia para o crime de caixa dois.

A ideia é ter a anistia aprovada até o fim do mês, antes da homologação da delação da Odebrecht.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim do jornal O Globo, a delação da empreiteira deve arrastar quase todo mundo político encrencado com caixa dois.

Os deputados vinham trabalhando com duas possibilidades: a inclusão da anistia no relatório sobre as dez medidas anticorrupção propostas pelo Ministério Público Federal, ideia abortada nesta quarta-feira (9) por Onyx Lorenzoni ao ler o relatório na comissão do tema defendendo a criminalização do caixa dois e não falou em anistia.

E, segundo o colunista Lauro Jardim, o outro caminho requer o que faltou aos deputados, inclusive aos líderes e à Mesa Diretora em setembro: coragem para comprar a briga.

A ideia é, na votação em plenário do texto das dez medidas, os líderes (exceto os do PSOL e da Rede) apresentarem um substitutivo, tipo de emenda que altera o teor do projeto, que propusesse a anistia.

O texto proporia que todos os políticos que tiveram recursos não declarados em suas campanhas até agora não poderiam ser processados pelo novo tipo penal que se avizinha.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS