Tempo - Tutiempo.net

Consulta de nome sujo pela internet passa a ser gratuita

Para saber se o nome está no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o cidadão brasileiro poderá acessar as informações pela internet.

 

No site da empresa Boa Vista, entidade que administra o SCPC, o consumidor pode se cadastrar e conferir se possui débitos, restrições ou pendências financeiras. Segundo a Agência Estadão, a Boa Vista possui em seu banco de dados mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas.

 

Para fazer a consulta, basta entrar no Portal Boa Vista Consumidor Positivo e clicar em “consulta de débito”. Quem não é cadastrado deve fazer então um cadastro e depois informar o e-mail e a senha. Em seguida, o site irá informar se consta algum registro no SCPC. Se houver, o consumidor pode verificar os detalhes sobre os débitos e identificar em qual empresa consta a pendência.

 

Com essa nova opção, o consumidor pode verificar por conta própria quais são as empresas com as quais ele deve entrar em contato para negociar diretamente com elas o pagamento das dívidas, sem precisar contar com o intermédio de terceiros.

 

No site da Boa Vista é possível obter também dicas sobre crédito e orientações sobre como resolver as dívidas na página Acertando suas Contas.

Fonte: Redação / Exame

OUTRAS NOTÍCIAS