Tempo - Tutiempo.net

É inadequado dizer que o Brasil passa por uma crise diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na noite de hoje (25) que é “inadequado” falar que a economia brasileira passa por uma crise ou mesmo está estagnada.

“Que crise é essa com quase pleno emprego, com valorização da Bolsa de Valores há mais de seis meses e com estabilização cambial, entre outros atributos?”, enfatizou ao discursar em uma premiação para empresários, promovida pelo jornal Valor Econômico, na capital paulista.

De acordo com o ministro, já existem indícios de que a economia voltará a crescer na segunda metade do ano.

“Após a desaceleração do segundo trimestre, já está sendo detectada neste segundo semestre a recuperação do nível de atividade. Nestas circunstâncias, podemos falar em crescimento moderado”, avaliou.

“É inadequado falar em estagnação, em recessão e, muito menos, em crise da economia brasileira”.

A recuperação foi possível, segundo Mantega, após a desaceleração da inflação que permitiu que o Banco Central afrouxasse a política monetária.

“Com a inflação em queda livre e o IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo] tendo chegado a praticamente zero em julho, iniciou-se a descompressão da política monetária”.

O IPCA de julho foi 0,01%. Os aumentos da taxa básica de juros e outras medidas tomadas pela autoridade monetária foram, de acordo com Mantega, necessários para combater a alta dos preços, impulsionados pela estiagem de 2013.

“A política monetária foi um sucesso como instrumento para combater a pressão inflacionária, mas resultou na queda vertiginosa no crédito às empresas e aos consumidores”, ressaltou. Leia mais na Agência Brasil.    

Fonte: Daniel Mello

OUTRAS NOTÍCIAS