Tempo - Tutiempo.net

Edital de licitação para aviação sairá em novembro, afirma ministro

O edital de licitação para reforma e ampliação de 45 aeroportos regionais deverá ser lançado em novembro deste ano. A informação foi divulgada hoje (23) pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, durante Encontro Nacional de Comércio Exterior.

 

Esses serão os primeiros dos 270 terminais regionais que receberão investimentos para melhoria e ampliação em todo o país. “Dos 270 aeroportos, alguns [receberão investimentos] para ampliação de pista, outros para ampliação de pista e pátio, quase todos para melhoria de equipamentos tecnológicos de segurança de voo e a maioria deles, para intervenção de terminal de passageiros”, disse o ministro.

 

Os 45 primeiros aeroportos foram escolhidos para iniciar os investimentos na aviação regional devido à importância na malha aérea brasileira. “O critério foi escolher aqueles que já têm mercado, mas que não operam adequadamente. As companhias têm disposição, tem demanda, mas as condições físicas não são adequadas. As estações de passageiros pequenas são o grande problema”, afirmou.

 

Segundo o ministro, alguns prefeitos estão pedindo que as intervenções nos aeroportos envolvam aumento e melhoria da pista, para que eles sejam capazes de operar carga. “Alguns acham até que a região tem peso para ter um aeroporto internacional. Essas demandas estão prioritariamente em São Paulo, Minas Gerais e Nordeste.”

 

 

Fonte: Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS