Tempo - Tutiempo.net

Exportação de carros sente crise argentina, mas tem respiro com Colômbia e México

Foto: Daniel Mareno/ Folhapress

A exportação de veículos brasileiros ainda sente a crise argentina, mas teve um respiro em julho com vendas para a Colômbia e o México, segundo a Anfavea (associação das montadoras).

“Eles não compensam a queda da Argentina, mas [a exportação] está ligeiramente acima de junho”, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Dos recortes feitos pela associação, as vendas de automóveis em julho para o exterior cresceram apenas na comparação com junho deste ano, com alta de 4,2%. Na relação com julho de 2018, houve uma queda de 15,3%, enquanto o acumulado do ano é amargado por uma retração de 38,4%.

Ainda segundo a associação, a produção de carros e comerciais leves no Brasil apresentou alta de 14,2%, na comparação com o mês anterior.

Entre junho e julho foram 33 mil veículos a mais produzidos. Já na relação com o mesmo mês de 2018, o avanço foi de 8,4%, com um acréscimo de 20,8 mil automóveis neste ano.

“Tivemos um mês bom, influenciado por três dias úteis a mais. E no acumulado do ano vemos uma melhora no índice de produção”, disse Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

FolhaPress SNG

OUTRAS NOTÍCIAS