Tempo - Tutiempo.net

Governo da Bahia aposta em vocação frutícola de Itaberaba

Foto: Seplan

Promover o desenvolvimento de novos polos econômicos na Bahia e fazer frente à realidade histórica, na qual a Região Metropolitana de Salvador (RMS) concentra mais de 70% da arrecadação de ICMS do estado. Com este objetivo, o vice-governador João Leão, atual secretário do Planejamento, deu sequência à série de visitas que tem feito a diversas regiões da Bahia, desta vez em Itaberaba, onde esteve nesta quarta-feira (23), com a intenção de implantar um polo de fruticultura. A ação ocorre no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Territorial (AG-TER), coordenada pela Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

“Estamos numa região que tem vocação natural para fruticultura, já conhecida pela produção de abacaxi, mas que tem potencial para tonar-se um verdadeiro polo frutífero. O que nós queremos é aproveitar esse potencial natural, atrair investidores e promover o desenvolvimento local com geração de emprego e renda”, explicou João Leão.

Dentre as propriedades visitadas, a Fazenda São José tem 18 hectares de cacau plantados e estima uma produtividade de 280 arrobas por hectare, no prazo de três anos. A título de comparação, no sul da Bahia, principal região produtora do estado, onde foi produzido o chocolate considerado um dos três melhores do mundo, segundo resultado divulgado pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas (AVPA), nesta terça-feira (22), em Paris, a produção média está entre 15 e 20 arrobas por hectare.

Outro empreendimento visitado, a Fazenda Terra Sol atua no ramo de frutas selecionadas. A unidade, que produz anualmente 8 milhões de quilos de limão taithi e emprega 350 funcionários, projeta em 12 milhões de quilos a produção da fruta para o próximo ano. De acordo com o empresário Maurício Pimentel, 70% da produção da fazenda, que também produz manga e mamão, é exportada para a Europa. No total são 500 ha de limão, 200 ha de manga e 200 ha de mamão. O prefeito do município de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, acompanhou toda a visita.

Ascom/Seplan

OUTRAS NOTÍCIAS