Tempo - Tutiempo.net

Joaquim Barbosa, ex-STF, diz ter medo de Bolsonaro e declara voto em Haddad

Ex ministro Joaquim Barbosa

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa usou o Twitter para declarar seu voto em Fernando Haddad (PT). No tuíte, o magistrado afirmou que 1 candidato o “inspira medo” em referência a Jair Bolsonaro (PSL).

Votar é fazer uma escolha racional. Eu, por exemplo, sopesei os aspectos positivos e os negativos dos dois candidatos que restam na disputa.

Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad.

Logo depois do 2º turno, Barbosa e Haddad se reuniram em Brasília.

O tema do encontro não foi revelado.

O PSB, partido ao qual o ex-ministro se filiou em abril, declarou apoio à Haddad na disputa presidencial, dispensando os diretórios de São Paulo, Distrito Federal e Sergipe para deliberar em seus Estados.

A publicação anterior do ex-ministro lembra que ele mesmo chegou a ser cotado para ser candidato à presidência da República.

Em 8 de maio, ele anunciou que não concorreria.

Joaquim Barbosa foi ministro do STF entre 2003 e 2014. No período, foi relator da ação 470, do Mensalão, que condenou os ex-presidentes do PT José Dirceu e José Genoíno.

Em 2014, antecipou sua aposentadoria e deixou o Supremo.

Em resposta à declaração de voto, Jair Bolsonaro postou 1 vídeo do ex-ministro relatando a ação e citando o próprio deputado, na época no PTB.

CNN

OUTRAS NOTÍCIAS