Tempo - Tutiempo.net

Marcos Lisboa: Reforma já devia ter acontecido há 20 anos

Marcos Lisboa: "não fizemos as reformas quando elas eram necessárias. O resultado da irresponsabilidade com oportunismo foi o agravamento da crise" (Reprodução/YouTube/Reprodução)

O presidente do Insper, Marcos Lisboa, avaliou nesta segunda-feira, 11, que o Brasil está atrasado em duas décadas no debate sobre a reforma da Previdência.

Segundo ele, parte da responsabilidade da crise fiscal é da própria sociedade por ter adiado por tanto tempo as mudanças no sistema previdenciário.

Ao participar de fórum do Grupo Estado sobre a reforma da Previdência, o economista considerou que a medida deveria ter sido tomada há 20 anos. Segundo ele, a irresponsabilidade em adiar a reforma está custando caro ao Brasil.

“Não fizemos as reformas quando elas eram necessárias. O resultado da irresponsabilidade com oportunismo foi o agravamento da crise”, comentou o professor do Insper ao falar sobre o desajuste fiscal dos Estados.

Para ele, a janela de oportunidade para se fazer as reformas no Brasil se fecha no ano que vem. “Talvez em 2019 fique muito difícil”, disse. “Já demoramos demasiadamente e estamos pagando o peso imenso da nossa irresponsabilidade por tantos anos”, concluiu.

Eduardo Laguna e Karla Spotorno

OUTRAS NOTÍCIAS