Tempo - Tutiempo.net

Ministério remarca para 6 de novembro leilão de 29 usinas de energia

Usina elétrica de Belo Monte

O Ministério de Minas e Energia alterou de 30 de outubro para 6 de novembro a data do leilão de concessão das 29 usinas de geração de energia que não aceitaram a proposta de renovação feita no pacote anunciado em 2012 pelo governo federal. A mudança de data se deve à adequação do certame às sugestões apresentadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), conforme informou hoje (24) o ministro Eduardo Braga.

Eduardo Braga afirmou que as mudanças sugeridas pelo TCU não resultarão em prejuízos para o setorArquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Eduardo Braga afirmou que as mudanças sugeridas pelo TCU não resultarão em prejuízos para o setor.

“O leilão depende de aprovações do TCU, que apresentou algumas sugestões de ajustes. Para que não tivéssemos pendência, resolvemos acatá-las. Acabei de assinar uma nova portaria com os ajustes sugeridos”, afirmou o ministro durante o 15º Encontro da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine).

De acordo com Eduardo Braga, as mudanças sugeridas pelo tribunal não resultarão em “qualquer” prejuízo para o setor elétrico ou para a macroeconomia brasileira.

“Foi sugerido apenas que desmembrássemos alguns blocos de usinas e outros detalhes mínimos. Não há nenhuma mudança de preço. Fizemos apenas ajustes que o TCU entendeu que daria maior concorrência, disputa e transparência ao leilão. Acatamos as decisões e estamos editando nova portaria [assinada há pouco, antes de o ministro se dirigir ao evento], marcando a nova data, sem nenhum prejuízo.”

O ministro acrescentou que Pedro Figueiredo, presidente interino da Eletronuclear, será mantido no cargo. Ele substitui o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, afastado durante investigações no contexto da Operação Lava Jato, quando foram encontrados indícios de pagamentos de R$ 4,5 milhões em propina feitos por um consórcio de empreiteiras.

Pedro Peduzzi

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS