Número de baianos endividados aumenta

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

 

O número de consumidores inadimplentes aumentou na Bahia este ano. De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), aproximadamente 610 mil pessoas estão com os nomes no Sistema de Proteção de Crédito (SPC), sendo que no ano passado, no mesmo período, foram contabilizados 580 mil devedores em todo estado. Com a proximidade do pagamento do 13º salário, muitas pessoas devem utilizar o recurso para quitar dívidas.

Segundo a CDL, as dívidas que lideram a lista da inadimplência são as feitas com o banco, como cartão de crédito somando 38% seguido do cheque especial com 32% e crediário com 17%. Desemprego, descontrole das finanças e dívidas com doenças são os principais responsáveis pelo endividamento dos baianos. Ainda segundo a CDL, o aumento das oportunidades de emprego na região Nordeste e o acesso a crédito mais facilitado têm fomentado o consumo e consequentemente ao endividamento.

Apesar do aumento do gasto das famílias, economistas explicam que o consumidor brasileiro, sobretudo o de classes mais emergentes, ainda não sabe lidar com o crédito. De acordo com dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a inadimplência no comércio brasileiro em fevereiro cresceu +6,65%, na comparação com o mesmo mês de 2012, Já o volume de vendas a prazo cresceu +11,23% no mesmo período, o maior pico dos últimos dez meses.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS