Tempo - Tutiempo.net

Pepe Escobar diz que China comprará petróleo saudita em yuan e que isso vai acelerar a morte do petrodólar

Pepe Escobar diz que China comprará petróleo saudita em yuan e que isso vai acelerar a morte do petrodólar

O correspondente internacional Pepe Escobar informa que a China deverá passar a comprar petróleo da Arábia Saudita em yuan, e não mais em dólar – o que deve acelerar a morte do “petrodólar”, o padrão usado no mercado global de energia.

“O derradeiro divisor de águas”, disse ele. “E chegou muito mais cedo do que todos pensávamos”, apontou.

Ontem, a União Econômica Eurasiática, formada por Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia, e a China desenvolverão um projeto para um sistema monetário e financeiro internacional independente, informou o jornal cazaque Kapital.

No dia 11 de março, ocorreu o diálogo econômico “Uma Nova Etapa de Cooperação Monetária, Financeira e Econômica entre a União Econômica Eurasiática e a República Popular da China. Transformações Globais.

O fortalecimento das relações econômicas se dá em meio a um aumento da ofensiva internacional dos Estados Unidos e países europeus contra os países da UEA e a China. A atual guerra na Ucrânia aumentou o boicote internacional à Rússia.

Da mesma forma, a medida ocorre num momento em que o sistema financeiro internacional vive um de seus piores momentos.

O projeto anunciado vai permitir maior independência ao bloco Rússia-China e uma cooperação no sentido do desenvolvimento.

Presume-se que o novo sistema será baseado em uma nova moeda internacional, que será calculada como um índice das moedas nacionais dos países participantes e dos preços das commodities.

O primeiro rascunho será submetido para discussão até o final de março, segundo o Kapital.

O declínio dos EUA está se confirmando, sua hegemonia financeira inicia uma despedida melancólica.

Reuters/Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS